Como evitar rachaduras nas paredes da casa

Compartilhe com seus amigos

Como evitar rachaduras nas paredes da casa

Sabemos que as casas, às vezes, apresentam sinais de desgaste, sobretudo pelo tempo. Dentre os problemas mais comuns estão as rachaduras nas paredes da residência.

As rachaduras nas paredes da casa podem parecer, pelo menos a princípio, inofensivas, tratando-se apenas de um dano superficial. Entretanto, as rachaduras, que são conhecidas também como fissuras ou trinca, podem representar um problema mais grave para sua casa.

Os problemas de rachaduras podem ser sinais de danos na estrutura da casa, o que representa um grande perigo para quem mora na residência. Tratando-se do bem-estar, todo cuidado é pouco, não é mesmo.

Isto é, existem dois tipos de rachaduras: as estruturais e as superficiais.

Toda rachadura representa um dano à estrutura da casa?

De modo geral, nem toda rachadura é sinal de um caso grave. Existem formas para identificar a gravidade da situação. Por exemplo, rachaduras em partes estruturais da casa, como laje, viga, pilar e fundação, são indícios de danos estruturais.

Rachaduras superficiais e estruturais

Rachaduras em diagonal e com profundidade são sinas de um perigoso e grave problema na estrutura da casa. Já as rachaduras na horizontal e rasas são apenas danos superficiais no imóvel, que demandam menos urgência.

Ainda assim, a melhor opção, nesses casos, é contar com o auxílio de um profissional. Só ele pode oferecer um prognóstico mais preciso.

A melhor forma para evitar rachaduras na parede da casa é realizando um trabalho preventivo de qualidade.

De onde surgem as rachaduras?

Como evitar rachaduras nas paredes da casa

As rachaduras são oriundas, geralmente, de outros problemas na casa. A falta de impermeabilização é um deles. Muitas pessoas não acham a impermeabilização tão importante dentro de uma reforma ou construção. Contudo, esse é um enorme engano.

A impermeabilização é vital para a ‘saúde’ da casa. Ela evita problemas como o surgimento das próprias rachaduras, além de bolhas, fungos e muito mais.

 

O que é a Impermeabilização?

O processo de impermeabilização é, basicamente, um trabalho de aplicação de produtos específicos que visam proteger diversas partes da casa contra a ação da água e umidade.

Esse trabalho é preventivo e protege sua casa contra os já citados problemas, como as rachaduras nas paredes, a fim de aumentar a vida útil do imóvel. O custo-benefício da impermeabilização é uma das principais vantagens. Isto se deve ao fato de a impermeabilização sair mais barata que uma reforma para consertar rachaduras nas paredes, por exemplo. Em suma: em longo prazo, a economia é grande.

Quem pode realizar a impermeabilização do imóvel?

Existem empresas aptas para realizar a impermeabilização e restauração de rachaduras. Procurar sempre profissionais especializados é vital para realizar um trabalho qualificado. Essas empresas são excelentes parceiras para evitar rachaduras nas paredes, seja na ação preventiva, com a impermeabilização; ou nas ações reativas, no combate às rachaduras.

Evite rachaduras nas paredes da casa

Não deixe que as rachaduras nas paredes da casa sejam um problema. Agora que você já sabe como evitar as rachaduras através do trabalho de impermeabilização, com certeza sua casa ficará mais segura e confiável.

Leia também nosso artigo sobre impermeabilização.

Conteúdo desenvolvido pela Agência Sense


Compartilhe com seus amigos

Facebook Comments

One Reply to “Como evitar rachaduras nas paredes da casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *