Como escolher o tipo de tinta ideal

Compartilhe com seus amigos

Uma simples mudança de cor na casa pode alterar o ambiente por completo, dando uma renovada necessária sem muito esforço. Porém, não envolve somente escolher a cor, algumas outras coisas precisam entrar na sua lista de considerações. Pensando nisso, a Geimper trouxe algumas dicas sobre como escolher o tipo de tinta ideal para cada ambiente de sua casa.

Escolha o tipo de tinta

Existem diversos tipos de tinta no mercado. Com cheiro, sem cheiro, com antibactericida e antimofo, etc. Porém,  é preciso ver se a tinta que você irá utilizar será utilizada em interiores ou exteriores.

Tinta acrílica

É uma tinta a base de água que é encontrada em 3 tipos de acabamento: fosco, semibrilho e acetinada. É indicada para pinturas internas e externas de forma geral, como alvenaria, gesso, reboco com cal, cerâmica porosa, cimentados, tijolo e concreto.

Tinta látex ou PVA 

 A base de água também, é encontrada somente no acabamento fosco, oferece pouca resistência ao sol e tem baixa lavabilidade. É a mais barata, entretanto. É indicada, principalmente, para pintar tetos ou paredes internas que não necessitem de manutenção constante. Ela também pode ser usada em alvenaria, gesso e madeira.

Tinta esmalte 

 Pode ser à base de solvente ou à base de água. Esmaltes à base de solvente demoram mais a secar e apresentam cheiro forte. Já os que são à base de água não têm esses problemas. Esse tipo  é bastante resistente à ação da chuva e do sol. É encontrado nos acabamentos fosco, alto brilho ou acetinado. São indicados para superfícies de madeira ou metal, principalmente em áreas externas.

Tinta óleo 

Possui um composto de ligamento do tipo oleoso, que pode dar acabamento fosco ou brilhante. É impermeável e pode ser utilizada em locais que requerem diferenciação de acabamento, como móveis, portas e janelas (madeira, ferro ou aço).

Verniz

A tinta verniz  pode ser à base de solvente ou de água. Existem vernizes incolores ou pigmentados, os quais imitam as cores das madeiras. Eles formam uma película protetora que protege as superfícies da madeira da absorção de água. Existe, também, o stain que é mais ou menos uma evolução dos vernizes. Ele é absorvido pela madeira, tornando-a hidro-repelente, exigindo, assim, menos manutenção.

Sincronize com a Iluminação

A iluminação é muito importante na hora de você escolher a cor da tinta para sua casa. É muito importante ver como a cor se comporta em vários tipos e intensidade de luz, pois costuma mudar de acordo com a iluminação.

tipos de tinta

Compre a quantidade certa

Definido o tipo de tinta, acabamento e a sincronização com a iluminação, chegou a hora de comprar. Mas qual quantidade? Geralmente, as tintas possuem um rótulo, uma metragem quadrada que a lata cobre, conspirando os instrumentos que você utilizará para a pintura, como rolos, pistolas, etc. para evitar qualquer dor de cabeça, compre sempre uma quantidade a mais do que o necessário, para se prevenir de qualquer imprevisto.

 

Tendo esses conhecimentos, fica mais fácil escolher a tinta certa. Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais e confira mais em nosso blog. Até a próxima!!!


Compartilhe com seus amigos

Facebook Comments

One Reply to “Como escolher o tipo de tinta ideal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *