Como furar azulejo, cerâmica e porcelanato da forma correta

Compartilhe com seus amigos

Como furar azulejo, cerâmica e porcelanato da forma correta

Através deste artigo, saiba como furar corretamente azulejo, cerâmica e porcelanato; conheça as melhores dicas

Quando vamos realizar pequenas obras e reformas dentro de casa é natural surgir alguns questionamentos. Uma das dúvidas mais recorrentes está relacionada ao modo correto de como furar azulejos, cerâmica e porcelanato, sem causar riscos ou danos à superfície.

Seja para colocar um quadro ou instalar um equipamento, essa é uma dúvida frequente. Por isso, tendo em mente a importância de uma reforma feita corretamente, por menor que seja, listamos algumas dicas importantes no momento em que for furar o azulejo, o porcelanato ou a cerâmica.

1) Demarque a região da forma correta

O primeiro passo é demarcar a região que será furada. Para isso, conte com o auxílio de uma caneta ou até mesmo um pedaço de fita.

Uma vez demarcado o local em que será perfurado com a furadeira, faça logo em seguida um pequeno buraco na região com o auxílio de um prego ou uma broca de ponta fina.

Como furar azulejo, cerâmica e porcelanato da forma correta
O prego auxilia a perfuração, sem causar escorregamentos na superfície

Deve-se realizar essa etapa pois os azulejos, cerâmicas e porcelanatos possuem uma superfície lisa demais para fazer uma perfuração de forma direta.

Se você arriscar furar o local sem esse pequeno buraco, provavelmente a broca vai escorregar, causando riscos e até rachaduras no piso, revestimento e afins.

Portanto, o ideal é que, antes de qualquer perfuração, você faça esse buraco leve e superficial, para que a broca tenha a aderência necessária.

Conte também com a ajuda de uma fita adesiva (fita crepe), já que ela o ajudará a evitar qualquer escorregamento da broca.

Como furar azulejo, cerâmica e porcelanato da forma correta
A fita ajuda a dar aderência durante a perfuração

2) Comece a furar o local demarcado

Agora que você já demarcou a região e fez um pequeno furo na região, chegou a hora de começar a furar.

É importante que você utilize a furadeira no modo mais devagar, pelo menos no começo da perfuração.

Quando você perceber que a broca já perfurou toda a superfície do azulejo, porcelanato ou cerâmica e alcançou o concreto da parede ou chão, fique à vontade para aumentar a velocidade até chegar à profundidade desejada.

Importante: certifique-se de que não há fiações, dutos ou canos ao perfurar qualquer local. Os gastos aumentarão muito se você perfurar um cano, por exemplo. Imagine ter que quebrar boa parte da parede para trocar um cano furado acidentalmente. Então, a dica é ficar atento à encanamentos.

Como furar azulejo, cerâmica e porcelanato da forma correta
Com a marca feita, fica mais fácil realizar a perfuração do azulejo, do porcelanato ou da cerâmica

3) Segurança em primeiro lugar

Ao perfurar o azulejo, a cerâmica ou o porcelanato, é preciso estar sempre atento à segurança. Alguns pedaços podem voar, logo, faz-se necessário estar bem equipado.

Para sua segurança, use alguns equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos, por exemplo.

As chances de acontecer algo são muito pequenas, mas, como diria o ditado: “melhor prevenir do que remediar”. Por isso, segurança sempre em primeiro lugar.

Fure o azulejo, porcelanato ou cerâmica com segurança

Seguindo as dicas acima, com certeza ficará mais fácil fazer qualquer obra ou reforma dentro de casa. Agora que você sabe como furar corretamente azulejo, porcelanato e cerâmica, faça uma reforma com segurança e tranquilidade, sem preocupações.

Pintura de casa: deixe sua casa mais linda com dicas infalíveis


Compartilhe com seus amigos

Facebook Comments

One Reply to “Como furar azulejo, cerâmica e porcelanato da forma correta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *